Após anos de sucesso com o PS4, a Sony trouxe a quinta geração do seu console em 2020. O PS5 chegou em duas versões, prometendo não só um salto gráfico, mas também uma nova forma de vivenciar os jogos com o controle DualSense.
Quais são as vantagens do novo console da Sony e o que ainda pode ser melhorado? O PS5 é realmente uma escolha superior ao Xbox Series X, ou o console da Microsoft oferece uma melhor experiência?
Bom, vamos discutir mais sobre o PlayStation 5 nesta review do Compre Zen. Continue a leitura e veja tudo!
Aparência do PlayStation 5
Enquanto a Microsoft optou por um design mais simples para seus novos consoles, a Sony escolheu ser mais ousada com o PS5, apresentando um visual cheio de curvas e com duas cores. O console é preto e branco, criando um visual chamativo e interessante.
No entanto, o PS5 é consideravelmente grande e pesado, sendo o maior console já produzido até hoje. Esse tamanho e peso se devem em parte ao sistema de resfriamento. A Sony afirma que o design foi cuidadosamente planejado para evitar superaquecimento e barulho, um problema que era bastante comum no PS4. Em contraste, o PS5 é silencioso.
A principal diferença entre as duas versões do PS5 está no leitor de Blu-ray. O modelo mais acessível não possui entrada para discos, funcionando apenas com jogos digitais.
A desvantagem é que isso te deixa dependente da PlayStation Store para adquirir novos jogos. Para compensar, a Sony oferece a Coleção PS Plus, que inclui 20 jogos gratuitos para assinantes da PS Plus, com 10 exclusivos, como God of War.
O PS5 foi projetado para ser utilizado na vertical e vem com uma base para isso. No entanto, ele também pode ser usado na horizontal com a mesma base, que é parafusada na parte de baixo, apesar de também poder ser fixada na traseira do console.
Indo para a frente do PlayStation 5, você encontrará um botão de energia, um botão para ejetar discos (na versão que tem o drive Blu-Ray), e duas entradas USB, sendo uma entrada do tipo C. Na parte de trás, há duas portas USB convencionais, conector de rede, porta HDMI e a entrada para o cabo de força.
Especificações
Vamos falar sobre o que o PS5 traz por dentro. Seu hardware é semelhante ao do Xbox Series X, com um processador AMD Zen 2 de oito núcleos e uma GPU da geração RDNA 2. A principal diferença está na frequência de operação, que é menor para a CPU e maior para a GPU, embora com menos núcleos gráficos. Isso faz, na teoria, o Xbox ser 20% mais potente.
A Microsoft incluiu um SSD de 1 TB no Series X, enquanto a Sony optou por um armazenamento de 825 GB no PS5, dos quais apenas 667,2 GB estão disponíveis após a instalação do sistema. Sabemos que parece pouco, mas o SSD do PS5 é duas vezes mais rápido.
A seguir, veja as especificações técnicas do PlayStation 5:
- CPU: processador AMD de 8 núcleos Zen 2 a 3.5GHz (frequência variável);
- GPU: 10.28 teraflops, 36 CUs a 2.23GHz (frequência variável);
- Largura de banda da memória: 448GB/s;
- Memória/Interface: 16GB GDDR6/256-bit;
- Arquitetura da GPU: Custom RDNA 2;
- Taxa de transferência: 5.5GB/s (bruto), típico de 8-9GB/s (comprimido);
- Armazenamento interno: SSD de 825GB;
- Suporte a Ray-Tracing;
- Armazenamento expansível: Slot de NVMe SSD;
- Armazenamento externo: suporte para HDD através de USB;
- Drive ótico: drive de UHD Blu-ray 4K.
Um ponto positivo é que você não fica preso a um SSD proprietário ao fazer upgrades, pois o PS5 tem um slot M.2 que aceita modelos comerciais, desde que atinjam a velocidade mínima exigida pela Sony.
Um SSD M.2 PCI-Express 4.0 não é barato. Se quiser expandir o armazenamento agora com um SSD convencional plugado via USB, ficará limitado a jogos do PS4, pois o console não permite mover jogos de PS5 para a unidade externa.
Jogos
Será que o PS5, sendo cerca de 20% menos potente, é inferior ao Xbox Series X? Bom, isso depende bastante do jogo. Em alguns títulos, o PS5 se destaca, enquanto em outros, o Xbox Series X leva vantagem. Em geral, ambos proporcionam experiências similares, algo esperado dado o hardware quase idêntico.
A verdadeira diferença está nos jogos. A Sony tem uma biblioteca de títulos renomados, como The Last of Us II.
Já a Microsoft tem menos exclusivos de destaque, contando principalmente com estúdios que também lançam jogos para PlayStation. No entanto, a Microsoft se destaca na retrocompatibilidade. O Xbox Series X pode rodar jogos de todas as gerações anteriores do Xbox, enquanto o PS5 é compatível apenas com jogos do PS4.
Para jogar títulos do PS4 no PS5, basta fazer o download ou inserir o disco do jogo. Não é necessário instalar nenhuma atualização adicional, e o jogo rodará igual no PS4 Pro, com a mesma resolução e taxa de quadros (exceto quando houver resolução dinâmica e jogos com taxa de quadros destravada).
SSD
Se você está preocupado em acabar muito rápido com o espaço do SSD do PS5, saiba que a Sony desenvolveu um novo sistema de compressão que pode reduzir em até 40% o espaço ocupado pelos jogos.
Controle DualSense
O PlayStation 5 impressiona pela sua velocidade e silêncio, mas o verdadeiro destaque é o controle DualSense. Esse novo controle é tão inovador que a Sony decidiu até mudar seu nome, abandonando o antigo DualShock.
Então, o que torna o DualSense tão especial? Além de um design renovado que complementa o visual futurista do console, o DualSense introduz os gatilhos adaptativos. Esses gatilhos ajustam a rigidez conforme a ação no jogo.
Por exemplo, ao usar um arco e flecha, você sente a tensão da corda ao puxá-la. Cada tipo de arma de fogo oferece um impacto diferente, e em jogos de corrida, a pressão nos pedais de aceleração e freio varia de acordo com o carro que você está dirigindo.
O controle também possui feedback háptico, que são vibrações que percorrem o controle, simulando texturas nos jogos.
Com tantas novidades, o DualSense consome mais energia, então a Sony aumentou a capacidade da bateria em 56%. E a autonomia? Vai variar de acordo com o jogo. Se um jogo requer muito do DualSense, a bateria dele naturalmente vai durar menos.
Já em jogos que usam os gatilhos adaptativos e o feedback háptico com menos frequência, a média de autonomia pode ficar na casa das 15 horas. Além disso, a Sony trocou a porta micro USB por uma USB-C, o que reduziu o tempo de recarga em 40 minutos, levando agora pouco mais de 2 horas para uma carga completa.
Interface do PlayStation 5
No PlayStation 5, a interface funciona de maneira rápida e quase sem falhas. A Sony fez uma grande mudança na interface, que agora é baseada em cartões.
Com essa nova interface, você pode acessar dicas ou obter ajuda nos jogos sem sair do jogo. Quando você pressiona o botão PS no controle, uma barra de ação aparece na parte inferior da tela. Nesta barra, você pode ver quem está online, conferir notificações, ajustar o volume do alto-falante e microfone do controle, além de desligar e hibernar o videogame.
Na parte superior, há uma divisão entre jogos e mídia, onde você encontra todos os aplicativos de serviços de streaming disponíveis. Um detalhe importante é que você pode usar o microfone para fazer buscas.
Concorrentes do PlayStation 5
Não dá para fazer essa review sem comparar o PlayStation 5 com o Xbox Series X.
O PS5 tem grandes destaques, como o controle DualSense e seus jogos exclusivos.
Porém, para muitos, o Xbox Series X pode oferecer um melhor custo-benefício, especialmente com o Game Pass, que disponibiliza mais de 100 jogos por uma assinatura mensal acessível.
Uma vantagem do PS5 é a versão digital, que pode ser encontrada por preços menores que o Series X, mas isso significa que você ficará dependente da loja oficial da Sony para comprar jogos. No fim das contas, é preciso ver qual console vale mais a pena para a sua realidade.
Conclusão
O PlayStation 5 é um grande avanço, mesmo se comparado ao PS4 Pro.
O novo console da Sony é rápido, silencioso e traz uma experiência totalmente nova e interessante com o controle DualSense.
O PS5 resolve vários problemas do seu antecessor, como o barulho excessivo do cooler, a lentidão na hora de carregar jogos e problemas na interface.
Você pode comprar o PlayStation 5 através da Amazon.
Se gostou desta review, conheça também os sites Nova Carioca e Compra Net.
0 comentários