O mercado de notebooks está cheio de opções que se destacam pelo design, qualidade de acabamento, desempenho poderoso ou alguma inovação. Mas também há muitos modelos que focam no básico: oferecer um bom desempenho para o trabalho diário. O Vaio FE15 é um desses.
O modelo do Vaio FE15 em análise vem com um Intel Core i5, uma tela de 15,6 polegadas, uma bateria que promete longa duração, armazenamento rápido em um SSD e um teclado no formato ABNT2, com a tecla Ç e os acentos nos lugares que estamos acostumados.
A grande pergunta é: vale a pena? Nos próximos parágrafos, está uma análise detalhada do aparelho. Vale ressaltar que, durante o artigo, vamos disponibilizar o link de compra deste modelo.
Visual do Vaio FE15
O Vaio FE15 é um notebook com um design mais simples, mas isso não é necessariamente ruim. Ele não parece um aparelho antigo, mas também não segue as tendências mais modernas. Feito todo em plástico preto, com um discreto detalhe prateado no nome da marca na tampa, ele tem uma aparência interessante.
O notebook tem dois pequenos apoios esbranquiçados que levantam a base quando o monitor é aberto. Esse recurso melhora a ventilação interna, ajudando a manter a temperatura sob controle. Isso traz dois benefícios: ventoinhas menos barulhentas durante tarefas pesadas e um desempenho mais estável por mais tempo.
Embora esses apoios funcionem bem, eles seriam mais discretos se fossem de cor escura, já que a cor atual os torna bastante visíveis e dá a impressão de que deveriam ser removidos.
Mesmo sendo um modelo simples, a superfície onde se apoiam as mãos é bastante confortável, mesmo durante longas horas de uso. Com um peso de 1,75 quilos, o Vaio FE15 é relativamente portátil e não pesa muito na mochila ou na mala.
O teclado é espaçoso e inclui o teclado numérico, mas a seta para cima ocupa muito espaço, o que reduz o tamanho da tecla Shift direita e dos acentos, causando alguns erros de digitação. Todavia, o padrão ABNT2 e a retroiluminação compensam essa questão, e com algumas semanas de uso, é possível se acostumar com o novo layout.
O touchpad é adequado, com espaço suficiente para gestos de múltiplos dedos no Windows 11. No entanto, os botões externos poderiam ser integrados à área de toque para aumentar o espaço útil e simplificar a fabricação.
Para quem prefere usar um mouse, com ou sem fio, esse detalhe do touchpad não será um problema.
Em termos de conexões, o Vaio FE15 é bem equipado. Do lado direito, há uma porta USB-C, duas USB-A 3.2 Gen, uma entrada para rede cabeada e uma saída HDMI. Do lado esquerdo, há uma USB 2.0, um leitor de cartões de memória e um conector de 3,5 mm para fones de ouvido com microfone.
Essas conexões são suficientes para a maioria das necessidades atuais, destacando-se as duas portas USB de alta velocidade. Para conexões sem fio, o Vaio FE15 oferece suporte a Wi-Fi para redes de 5 GHz e Bluetooth 5.1. A webcam, localizada na parte superior, é apenas HD, o que pode ser um ponto fraco para usos além de reuniões de trabalho ou escolares. Contudo, há uma tampa plástica que cobre a lente para maior segurança.
Simplicidade na tela e no som
A tela do Vaio FE15 tem 15,6 polegadas e resolução Full HD. O plástico usado sobre o display faz um bom trabalho em reduzir reflexos, mas a qualidade das cores só é realmente boa se você estiver no centro da tela. Quem estiver ao lado ou acima da tela vai notar distorções significativas nas cores.
Apesar da tela deixar a desejar, o sistema de som faz o básico. Os alto-falantes estão localizados em uma barra entre a tela e o teclado, o que impede que sejam facilmente tampados. Dado que os falantes são pequenos, não espere graves profundos ou agudos bem trabalhados. O foco está nos médios, então é melhor usar fones de ouvido para uma qualidade de som mais completa.
Mesmo com essas limitações, o som raramente distorce, mesmo em volumes mais altos. Isso provavelmente se deve a um limitador integrado que evita desconfortos auditivos. Esse é um ponto positivo, garantindo uma experiência de áudio mais agradável em situações cotidianas.
Especificações
O Vaio FE15 é projetado para oferecer um desempenho sólido para trabalho por pelo menos cinco anos. Ele vem equipado com um processador Intel Core i5 1235U, 8 GB de RAM e um SSD de 256 GB.
Embora seja possível fazer upgrades na RAM e no armazenamento interno, esse processo envolve a remoção de 15 parafusos na parte inferior do notebook. Isso poderia ser mais simples, especialmente considerando que outros fabricantes, como a Samsung, usam menos parafusos em seus notebooks básicos, facilitando as atualizações e reduzindo os custos de fabricação.
Apesar de seu exterior simples, o hardware do Vaio FE15 garante uma inicialização rápida do Windows 11, levando menos de cinco segundos para estar pronto para uso. A tela de login responde quase tão rapidamente quanto o desbloqueio de um celular.
A bateria tem três células e 55Wh.
Para recarregar, o adaptador incluso é pequeno e fornece 45 watts de energia. Apesar de existirem carregadores de celular mais potentes e menores, o carregador do Vaio FE15 consegue recarregar a bateria completamente em cerca de uma hora e 50 minutos, um tempo de recarga bastante razoável.
O Notebook Vaio FR15 é uma boa opção?
Esse notebook pode rodar jogos muito leves, mas as taxas de quadros por segundo não serão altas. Isso não é um problema, pois esse não é o foco deste modelo.
O Vaio FE15 apresenta um visual sóbrio e um acabamento confortável para os pulsos, além de um teclado retroiluminado. Entretanto, a disposição das teclas exige alguma adaptação. O touchpad poderia ser maior, mas esses inconvenientes podem ser facilmente resolvidos com o uso de periféricos Bluetooth ou USB.
A tela, que apresenta cores mais desbotadas quando vista de ângulos laterais, não é um problema significativo, já que não afeta o usuário diretamente em frente à tela. No geral, o Vaio FE15 não tem muitos pontos negativos graves.
Você pode comprá-lo na Amazon através deste link.
Caso tenha interesse em ver mais notebooks, recomendamos que confira a review do Acer Aspire 5 e do Lenovo IdeaPad 3i.
Também não deixe de conhecer os sites Compra Net e Nova Carioca para acompanhar mais reviews de produtos.
0 comentários